En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
Salé (em árabe: سلا; em tifinague: ⵙⵍⴰ, Sla) é uma cidade do noroeste de Marrocos, capital da prefeitura homónima, que faz parte da região de Rabate-Salé-Quenitra. Segundo o censo de 2004, a prefeitura de Salé tinha 823 485 habitantes, dos quais 769 500 habitavam em zonas urbanas e 53 985 em zonas rurais.
A cidade situa-se na margem direita da foz do rio Bu Regregue, em frente a Rabate, que ocupa a margem oposta. O nome Salé deriva do antigo nome do rio, que se chamava Sala (rio salgado) até ao século XIII.
A prefeitura confina a sul com a de Rabate, a oeste com o Oceano Atlântico, a norte com a província de Khémisset e a leste com a província de Quenitra.
Outrora uma república autónoma famosa pelos piratas que ali se refugiavam e a governavam, foi uma importante base dos piratas da Barbária, de onde partiam a maior parte dos ataques contra a costa portuguesa e os arquipélagos das Canárias, Madeira e Açores, além de expedições para locais tão longíquos como o norte da Península Ibérica e as Caraíbas.